A espera do segundo filho

Alimentação e suplementação na gestação

22 semanas

“Gravidez é uma etapa especial na vida da mulher e fisiologicamente ela passa por mudanças consideráveis dos padrões normais do funcionamento do organismo”.
Essa frase da obstetra Dra. Ligia Susan define exatamente como me sinto.

Tudo funciona de forma diferente no nosso corpo a partir do momento em que descobrimos que estamos grávidas, não é mesmo? O cheiro e sabor das coisas, a própria digestão ou até o simples fato de se deitar e levantar da cama. O nosso organismo está em constante transformação.

Alimentação saudável e suplementação de algumas vitaminas e minerais são responsáveis por nutrir nosso corpo e o do bebê. “A gestante divide o que ingere para duas pessoas e não carregamos os nutrientes necessários para tamanha demanda” explica a nutricionista clínica funcional, Amanda Guerra Barbosa.

Qualquer dieta específica ou suplementos devem ser prescritos por seu médico ou nutricionista que avaliam a necessidade de cada paciente.

Mas como a “feira de cada dia” está ao nosso dispor, podemos desde o comecinho da gestação investir em alimentos específicos para cada etapa.

A nutricionista Amanda Guerra preparou especialmente para o Roteiro das Grávidas, algumas dicas de nutrientes que não podem faltar na mesa da gestante:

Primeiro trimestre

Ácido fólico, ferro, ômega 3 – exemplos: espinafre, brócolis, couve, escarola, leguminosas, peixes, castanhas e frutas cítricas.
Ácido fólico: atua para prevenir más formações cerebrais.
Ferro: reduz as chances de nascimento prematuro e com baixo peso. Melhora a resistência da mãe a infecções.
Ômega 3: bebês mais fortes; importante para o desenvolvimento do cérebro.

Segundo trimestre

Cálcio, complexo B, probióticos – exemplos: frutas em geral, carne vermelha, gergelim, couve, semente de girassol.
Cálcio: garante a formação dos ossos. Muitas mulheres têm problemas dentários depois da gestação pela falta doe cálcio.
Complexo B: para que as vitaminas sejam absorvidas com equilíbrio.
Probióticos: aumentam a imunidade da mãe e do bebê. Ajudam a controlar as alergias alimentares.

Terceiro trimestre

Vitamina C, magnésio, fibras – exemplos: acerola, goiaba, laranja, brócolis, caju, cramberry, semente de abóbora, abacate, arroz integral.
Vitamina C: trabalha na proteção do organismo; crescimento dos ossos.
Magnésio: mineral importante na absorção das vitaminas.
Fibras: melhora a saúde intestinal, previne a prisão de ventre.

A nutricionista acrescenta ainda que durante toda a gestação precisamos beber muita água para combater também o inchaço e evitar tonturas.

Toda mamãe deve saber da responsabilidade de gerar uma nova vida. Tudo o que ingerimos interfere diretamente na saúde dos nossos filhos até mesmo depois do parto.

Sabendo se alimentar bem e não deixando faltar nada para o seu bebê, por que não aproveitar também aquele maravilhoso bolo de chocolate e algumas guloseimas? Tudo é uma questão de equilíbrio!

Com todas essas dicas, podemos sim ter uma gravidez saudável.
Se cuide! E a gente continua a se encontrar por aqui!