Umas das primeiras partes do corpo que sentimos mudar quando descobrimos que estamos grávidas são os seios, não é verdade? Ficam maiores e doloridos. É o corpo se preparando naturalmente para amamentar.
Os médicos explicam que os ductos mamários e as células que produzem leite estão a todo o valor e a área fica mais irrigada de sangue. Como sempre, a natureza divina e sua perfeição.
Junto com o assunto amamentação surgem, normalmente, muitas dúvidas.
Ao longo desses últimos 7 anos da minha primeira gestação ouvi de algumas mães que o peito não cresceu muito na gravidez e por isso tinham medo de não conseguir dar de mamar.
Bom lembrar que o sucesso no aleitamento materno não tem nada a ver com o tamanho dos seios.
Para quem tem próteses de silicone, como eu, também não precisa se preocupar. As próteses não interferem no processo. Consegui amamentar normalmente meu “bezerrinho”.
As próprias modificações hormonais que a gente sofre na gravidez já preparam os seios, para a maioria das mulheres. Nada de se apavorar e sair por aí ordenhando colostro antes do parto ou esfregando demais os bicos.
Mas se você tiver a oportunidade de tomar um pouco sol nos mamilos para deixa-los mais resistentes, os médicos recomendam. Sempre com proteção solar evitando os horários entre 11h e 16h.
E o que eu preciso comprar para amamentar meu bebê? Por experiência própria, na verdade, para poder dar de mamar você não precisa de nada específico.
Mas existem vários produtos no mercado que estão aí para facilitar a nossa vida:
Outra dica importante é manter sempre em uma mesinha de apoio, ao seu lado, um paninho e um copo d’água. Dar de mamar dá muita sede!
E até quando eu vou amamentar? Até quando meu bebê quiser e eu puder!
Procure seu melhor caminho de não desista! Até a próxima!