Chegamos ao quinto mês. Mais uma oportunidade de encontrar com nosso bebê pela tela do ultrassom. Quem é mãe sabe bem do que estou falando. Alguns minutos de intensa expectativa. Saber se ele está se desenvolvendo bem. Poder ver a “carinha” dele mesmo que por pouco tempo e em meio às nuances das imagens de pouca definição.
O morfológico no segundo trimestre é indicado para todas as mulheres, segundo os médicos. Deve ser feito entre 20 e 24 semanas e consegue identificar cerca de 90% das malformações fetais. Assim, com o diagnóstico precoce aumentam as chances de tratamento ainda dentro do útero, explicam os especialistas.
E durante o exame já podemos ter a certeza do sexo. O Bernardo colaborou (risos). Deu pra ver bem nosso meninão a caminho!
Minha obstetra também pediu a repetição dos exames de sangue nesse período da gravidez. Importante para detectar uma possível diabetes gestacional e hipertensão, além de reavaliar a presença de sífilis e toxoplasmose. Quem determina a frequência dos exames é o seu médico.
Até agora, tudo certo com nosso príncipe que cresce em silêncio e o coração pulsa forte esperando a hora certa de estar em meus braços. Sensação de pura felicidade!
Mais uma etapa que começa de constantes mudanças, de preparação até o terceiro trimestre.
Compartilhem também suas experiências, mamães do Roteiro das Grávidas! Uma linda gestação a todas!
A gente continua a se encontrar por aqui no Roteiro das Grávidas!