Desde a espera até o nascimento do bebê, normalmente o clima na família é de festa! Estamos vivendo isso pela segunda vez. Que delícia!
Por experiência própria, não são só a mamãe e o papai que se transformam com a gestação e a chegada do mais novo integrante. Todos na família passam por mudanças.
Pais e sogros se transformam em avós, seja pela segunda ou terceira vez. Os irmãos viram tios e cada pessoa leva um tempo para assimilar a nova função.
Alegria e emoção envolvidas que se misturam ao jeito e temperamento de cada um. Cuidado com as expectativas. Às vezes esperamos atitudes dos mais próximos que podem nos surpreender, por tudo ser uma novidade.
E para que os vínculos familiares não sofram grandes abalos é importante diálogo, respeito e limites de todas as partes.
Aos poucos vamos entendendo que cada integrante da família tem uma forma de manifestar os sentimentos e toda a família também precisa entender que o casal precisa de momentos a sós também com o bebê. Momento de autoconhecimento dos pais e de estabelecer a rotina.
Uma nova vida, tão esperada por nove meses, deve vir para somar e não separar, para acrescentar felicidade e lindas experiências.
Transformações vão acontecer na família toda. O ideal é aprender a respeitar a personalidade de cada pessoa e aproveitar o que cada um pode oferecer.
Amor e união sempre em primeiro lugar!