Estar grávida, para a maioria das mulheres é um dos momentos mais sublimes da vida. Pra mim, sem dúvida, um momento divino!
E junto dessa linda notícia de amor e expectativa, não podemos deixar de lembrar que vem inclusos alguns “extras”: enjoo, pra algumas mães vômitos, azia, cansaço, sonolência, dores nas costas, varizes etc.
Para esse bate papo com vocês, aqui no Roteiro das Grávidas, conversei com duas experientes obstetras que vão explicar um pouco sobre esse turbilhão de mudanças no nosso corpo durante a gravidez.
Enjoos e Azia
Dra. Lilian Durães explica que nos primeiros três meses o ovário produz uma grande carga hormonal pra manter a gestação enquanto a placenta ainda não está formada. Tudo isso faz com que o sistema digestivo fique mais lento. “Por isso orientamos refeições fracionadas várias vezes por dia, uma dieta saudável e medicamento, se necessário”.
Uma dica caseira que deu certo pra mim foi manter um potinho com castanhas do Pará no criado mudo pra não levantar da cama completamente em jejum. Ingerir meio copo de água de coco antes do café da manhã, também me ajudou bastante.
Mas antes de correr atrás de qualquer medida pra amenizar os sintomas procure sempre a orientação do seu médico!
Sonolência e Cansaço
“Com a inundação de hormônios no nosso corpo tendemos a ficar com sonolência excessiva no início da gravidez e provável insônia nas etapas finais”, explica Dra. Ligia Susan. No segundo trimestre as coisas melhoram e a futura mamãe já tem mais disposição para organizar os preparativos para a chegada do bebê, ainda segundo a obstetra.
Para quem puder, tirar uma soneca de cerca de 30 minutos durante o dia, principalmente depois do almoço é saudável para mãe e bebê, recomenda Dra. Lilian Durães.
Dor nas Costas
No evoluir da gestação, conforme o útero vai crescendo, os órgãos internos começam a se “espremer” para dar espaço para o bebê. “Mudanças no eixo da coluna, a movimentação fetal e também a liberação de hormônios que geram frouxidão nas articulações, inclusive do quadril, podem gerar o desconforto nas costas e dores musculares”, finaliza Dra. Ligia.
A personal trainer, Marcela Betoni nos dá uma dica bem fácil de alongamento pra se fazer em casa mesmo. “Deitada, a mamãe passa uma faixa ou lençol na sola de um dos pés e coloca pra cima, com a perna bem esticada. A outra perna fica flexionada e o calcanhar deve ser pressionado ao chão”.
Gravidez é sinônimo de transformação constante. Todos esses desconfortos vão passar. Estamos gerando uma nova vida que exige o melhor de nós!
E ao ver a carinha do nosso bebê já nem lembraremos mais dos “extras” da gestação e tudo vai valer a pena!
Até a próxima!