A escolha do momento certo de contar para o primeiro filho sobre a nova gravidez depende de cada família, de como os pais acreditam que a criança lidará com a novidade.
Muitos preferem revelar depois dos primeiros três meses, quando a barriga começa a aparecer.
Aqui em casa, como a espera pelo segundo bebê foi longa, não conseguimos segurar tamanha alegria! Contamos pro Fernandinho logo que descobrimos e ele ficou muito feliz. Estávamos no shopping e ele dizia: “mamãe, vou andar na sua frente pra proteger sua barriga” (risos).
Porém muitas crianças, principalmente as bem pequenas, podem não entender tão fácil o que é ganhar um irmão. Afinal, os olhares e a atenção da família são exclusivos e daqui pra frente terão de ser divididos.
O cenário de entusiasmo pode se transformar em crises de ciúmes. Ao longo da gestação o primogênito também pode mudar o comportamento dócil.
Temos buscado aqui em casa dicas de como prevenir ou aliviar o clima de disputa. Alguns especialistas orientam os pais a envolver o filho em todos os preparativos. Pedir ajuda para arrumar a bolsa da maternidade, pedir opinião sobre o quartinho, os brinquedos, deixar os maiores abrirem os presentes.
Acredito que mudanças muitas vezes geram conflitos, mas se bem administradas produzem crescimento.
Nós, pais, temos de nos esforçar para tornar a chegada do novo integrante amena e acolhedora.
Sei bem que são muitas as preocupações e os desafios numa rotina onde já temos uma ou mais crianças em casa. O importante é manter a calma. Os pequenos refletem o que somos.
O segundo filho está a caminho na vida de muitas famílias! Que venham para aumentar o amor e a alegria em nossas vidas!
Até a próxima!