Tudo muda nossa vida no instante em que aquele segundo “risquinho” surge no teste de gravidez de farmácia. Em segundos, uma mistura de sentimentos nos invade! Alegria, surpresa, expectativa, emoção.
E quem disse que gravidez é uma exclusividade das mulheres? Homens também engravidam. Não no físico, mas no emocional. O “grávido” também sofre transformações psicológicas durante os nove meses.
Muitas vezes os sentimentos vêm de formas diferentes. Eles podem sentir também angústia, medo e insegurança. Homens e mulheres têm expectativas diferentes. Mas um complementa o outro, não é verdade?
Como lidar então com as diferenças e tirar proveito das dificuldades para melhorar a relação, também no pós-parto?
Pra começar, como mãe de segunda viagem, acho muito importante se possível, o pai ir às consultas, acompanhar ultrassons pra saber tudo o que se passa com a mulher. Com a tecnologia também temos hoje vários aplicativos que falam tudo sobre a gravidez, semana a semana. Compartilhe com ele!
Amadureçam o canal de comunicação entre vocês. Esteja aberta para ouvir o que ele pensa e seus sentimentos, mesmo sendo diferentes dos seus.
Os homens aceitam muito mais as transformações do nosso corpo. Deixe então ele tocar e conversar com sua barriga. Não fique com receio do seu corpo. Sempre estaremos lindas pra eles (risos).
Lembre-se que quanto mais o homem participar da gravidez, mais emocionalmente vinculado aos filhos ele vai estar.
Importante frisar também que depois do nascimento, mesmo que o pai troque as fraldas, o bebê necessita muito mais da mãe. Por isso, se queremos que eles participem precisamos dar espaço.
E temos que aceitar que eles vão fazer as coisas da forma diferente da nossa, não quer dizer que está errada. Desde o jeito de dar o banho, a mamadeira ou fazer dormir. Isso será bom para o seu filho. Ele aprenderá desde cedo que existem várias formas de se viver.
Deixe o pai se sentir um herói com o bebê nos braços! Assim vocês terão muito mais intimidade e a família, que agora cresceu, só tem a ganhar.
Tempo voando, Bernardo a caminho! Estamos muito felizes por aqui.
Compartilhe com a gente também suas experiências, aqui no Roteiro das Grávidas!