O assunto de hoje é o bebê conforto, se os pais têm carro acaba sendo uma decisão espontânea adquirir um e só surgem questionamentos quando um veículo não faz parte da rotina da família.
Bem, o bebê conforto é item obrigatório exigido para transportar bebês e crianças em veículo automotor e o não uso pode acarretar em aplicação de multa gravíssima. Portanto, adquira um antes de o bebê nascer e saia da maternidade devidamente paramentada.
Mas, o meu intuito aqui é alertar sobre as consequências que o uso abusivo desse item pode trazer.
No início do ano passado, resolvemos comemorar a passagem de ano em uma praia do litoral paulista e, claro, levei o bendito bebê conforto para transportar minha filha que tinha 3 meses de idade e enquanto estivemos lá ele foi o grande salvador da pátria servindo de oásis, onde ela podia ficar deitadinha, resguardada do sol e “confortável”. Eis que na volta percebo uma deformação na cabeça, assimetria no rosto de minha filha, encucada eu a levei na pediatra que solicitou exames para afastar ou confirmar uma possível plagiocefalia.
Infelizmente, o diagnóstico foi positivo e o enredo só piorou com uma suspeita de cranioestenose que demorou 6 meses para ser totalmente descartada. Nem preciso dizer que parecia viver em um inferno astral infinito, um labirinto de dúvidas, medo e muita, muita culpa. Aliás, eu tinha vontade de me apresentar assim: prazer, eu sou a mãe e meu sobrenome é culpa!
Ok, mas o que é plagiocefalia? É uma deformação da caixa craniana que pode ser congênita ou adquirida, pode ser percebida quando se observa a cabeça do bebê por cima e nota-se uma assimetria acentuada. Quando é um problema congênito pode ser descoberta nas primeiras idas ao pediatra ou até mesmo na maternidade. Já a plagiocefalia posicional, é adquirida quando o bebê passa muito tempo em uma mesma posição e aqui o meu alerta começa a fazer sentido…. Minha filha passou apenas 3 dias deitada por mais de 3 horas no bebê conforto e o resultado foi desastroso. Muito provavelmente ela já tinha uma predisposição para desenvolver a plagiocefalia, mas essa viagem agravou o problema.
A minha culpa só não foi maior porque percebi imediatamente e o diagnóstico precoce é a chave para o êxito no tratamento, que no caso de Hanah foi interrompido em razão de uma possível cranioestenose e por isso, até hoje a cabeça dela é um pouco torta, mas nada se nota em seu rosto.
Então lembre-se que o bebê conforto é para ser usado dentro do carro e para transportar a criança por um curto período de tempo, bebês precisam de muito colo e contato físico com os pais e esse texto é para dizer isso. Abuse do afeto, esse não precisa de moderação, quanto mais melhor!
COLUNISTA
Pâmela Hata é idealizadora da Pampukin Mão de Mãe - ateliê de decoração handmade para bebês e crianças, projeto que nasceu junto com a maternidade.
Divide seu tempo entre as duas filhas, as atividades na Pampukin e pesquisas sobre o universo das mães.