Confesso que na minha primeira gravidez, em 2009, fiquei mais ansiosa e antes mesmo das 20 semanas já fui atrás de planejar e escolher o quartinho do meu filhote. Na época, comprei revistas, vi fotos na internet e aos poucos o quebra cabeça de cores e temas, ia se encaixando. Muitas ideias e muitas dúvidas também, do que realmente era funcional sem tirar o aconchego.
Hoje ficou tudo mais fácil! Fora a ansiedade que é menor na segunda gestação, temos opções de lojas com quartos prontinhos expostos e que prestam toda a assessoria em móveis e decoração.
Fiquei “doida” quando conheci o Roteiro das Grávidas. Um verdadeiro paraíso para as futuras mães. Dá vontade de comprar tudo!
As profissionais, bem preparadas, primeiro tentam entender as necessidades das gestantes e passam a dar dicas de produtos, de combinação de cores, do que realmente se encaixa com seus desejos, sempre de forma muito gentil e eficaz. Fora o aroma do ambiente que é uma delícia!
É claro que queremos um quarto lindo e confortável para o nosso filho. Mas lembre-se que precisamos fazer dele também, um ambiente seguro e durável. A começar pelo berço.
O bebê dorme no berço por pelo menos dois anos, por isso algumas recomendações do Inmetro são importantes:
Por conta de relatos de acidentes, os berços com grades laterais móveis foram proibidos pelo Inmetro, em 2016.
O colchão deve ser firme e se acomodar perfeitamente ao berço. Se tiver um dos lados plastificado, cuidado redobrado! A umidade com os prováveis vazamentos de fralda ou vômitos pode provocar mofo sob o plástico.
O importante é colocar o colchão para arejar com frequência. Um protetor impermeável também me ajudou muito com o primeiro filho.
Bebês a caminho, cuidados constantes. Da barriga ao quartinho.
Gestação: período divino de transformação e preparo.
Já, já nossos anjos estarão ocupando espaço nos quartinhos lindos e seguros e um maior ainda, em nosso coração. Até a próxima!
Se cuide! E a gente continua a se encontrar por aqui!