Quarto de bebê

Quarto de bebê clássico

Maio 22, 2017
Quarto do bebe
ESTILOS DE QUARTO DE BEBÊ - CLÁSSICO

Em nosso texto anterior falamos que o primeiro passo para montar o quarto do seu bebê é definir o layout. Feito isso, escolha o estilo que você deseja. Mas, o que parece simples pode complicar já que nem sempre nos agradamos por um único estilo ou sabemos ao certo se temos claramente um definido.

Estilo nada mais é que um conjunto de traços estéticos que comunicam a sua maneira de ser, seus gostos e suas preferências. Na moda, por exemplo, você pode ser do tipo que acorda no salto porque preza pela elegância e sofisticação ou ser adepta de um bom tênis confortável; ser mais romântica e adorar um floral ou não abrir mão da boa e velha combinação camisa branca com jeans para uma vida prática. Ou seja, a forma como nos vestimos comunica algo ao mundo. Com a nossa casa também é assim, e não seria diferente com nosso bebê, tanto para vesti-lo quanto para decorar seu quartinho.

Na decoração também há uma gama de estilos e falaremos um pouquinho de cada um para você avaliar e escolher o seu.

Comecemos pelo Clássico definido como um estilo atemporal nos conduz para a beleza dos tons mais neutros. Brancos e off whites, beges e suas matizes, e por que não os muitos tons de cinza. Com essa base neutra é possível fazer várias composições.

Móveis mais imponentes e robustos caracterizam este estilo e são ideais para quartos amplos. Em madeira, no tradicional branco laqueado, ou ainda no casamento perfeito entre ambos.

Nos estofados, como na poltrona de amamentação, linhas mais tradicionais como as bergère e detalhes como capitonê e botonê são característicos. Mas podemos ir mais além e estofar cabeceiras e peseiras de berços e até compor uma parede inteira.

No enxoval de berço e cama de apoio o estilo clássico é traduzido através de bordados, babados, rendas e todo tipo de passamanaria. Tecidos nobres trazem o refinamento peculiar e inclua aí uma bela cortina trazendo classe ao ambiente.

A composição clássica comporta detalhes rebuscados resultando em ambientes mais tradicionais. Pitadas de tons metálicos em dourado, prateado e bronze são bem-vindos. Abuse dessa possibilidade nos adornos, como porta-retratos, espelhos, etc. A porcelana também é uma alternativa para acessórios.

Para finalizar, um lustre e/ou arandelas em ferro e detalhes como pendentes de cristal ou lembrando candelabros, e um tapete em tons neutros e aconchegante arrematam com classe um quarto da mãe que escolher esse estilo.

Continuaremos falando sobre os diversos estilos de decoração para quarto de bebê, acompanhe nosso próximo texto quando falaremos do Estilo Contemporâneo!


COLUNISTA

Isabela Defendi é Mãe, Designer de Interiores, Administradora de Empresas, criadora da Lado D Estúdio de Design e cocriadora da Pampukin Mão de Mãe ateliê de decoração handmade para bebês de crianças. Neta, filha e sobrinha de costureiras, cresceu em meio a tecidos e aviamentos. Vive de juntar e misturar suas três paixões: empreender, criar ambientes e fazer arte em tecido como já fazia sua avó.