Depois do impacto da notícia: Estou grávida! Somos tomadas por um total descontrole de pensamentos sobre as muitas providências a tomar. A mais urgente é obviamente iniciar o pré-natal. Só depois é que podemos nos focar em assuntos mais inspiradores tais como o projeto do quarto do bebê ou enxoval.
Ao pensar no quarto do bebê devemos avaliar qual o melhor cômodo da casa para receber o ilustre novo morador, considerando a iluminação natural e ventilação. Quartos úmidos, escuros ou frios não são os mais adequados para ninguém, quiçá para um pequenino ou pequenina que acaba de vir ao mundo e merece todo nosso cuidado.
Na medida do possível, opte pelo quarto mais próximo do seu. Vocês estiveram grudadinhos durante nove meses, a separação é brusca para ambos, então por que não se manter por perto? Hoje em dia o padrão das construções urbanas reúne os quartos, portanto, não será difícil essa escolha.
Escolhido o quarto, o próximo passo é pensar em como ele será em todos os aspectos: beleza, funcionalidade, segurança, iluminação, conforto, praticidade, etc. Tudo isso temperado com seus sonhos. Se possível, minha primeira dica é: contrate ajuda profissional; pode ser um profissional autônomo ou loja especializada. Alguém que ouça todos os seus desejos, avalie o espaço físico e considere as necessidades de mamãe e bebê poderá pensar e elaborar um projeto que lhe atenda. E o que parece num primeiro momento um gasto na realidade é um investimento que lhe poupará dinheiro e eventuais aborrecimentos.
Para ter um bom layout é necessário obter a metragem do quarto e a localização de portas e janelas, além das dimensões do mobiliário.
Com essas informações será possível proporcionalizar o mobiliário dentro do cômodo para saber se tudo o que você gostaria de ter dentro dele será possível. É muito importante que a melhor circulação seja resguardada. Não adianta você colocar aquele berço maravilhoso e ele se tornar um elefante dentro de uma loja de cristal. A melhor decoração é a mais adequada para o contexto do momento que se está vivenciando.
Normalmente o mobiliário básico de um quarto de bebê é composto por berço, cômoda, armário e poltrona de amamentação. Mas, existem ainda itens como mesa lateral, pufe, nichos, baús, prateleiras e etc, que são bem úteis e ajudam a compor o quarto dos sonhos.
Não existe um layout ideal, mas é importante que o berço não fique embaixo da janela e nem em locais com corrente de ar para que o bebê fique protegido. Se isso não for possível, pense em maneiras de bloquear o vento com cortinas mais encorpadas. Principalmente se você morar em regiões mais frias do país.
Outra dica é setorizar o quarto em: dormir, cuidar, amamentar e brincar. Pesando nessas atividades será mais fácil localizar os itens que cada uma requer. Exemplo: no setor dormir obviamente você localiza o berço. No setor cuidar coloque a cômoda e os itens de higiene pessoal próximos a ela. No setor amamentar, localize a poltrona, pufe e mesa lateral. No setor brincar, localize os brinquedos e um tapete bem confortável onde o bebê poderá ficar quando estiver se aventurando a engatinhar.
Por fim, um bom layout é o que reúne praticidade, porque o dia a dia de cuidados de um bebê é corrido e o ideal é que se tenha tudo a mão, com uma boa circulação o que lhe garantirá mais segurança.